sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CONHEÇA A VERDADE SOBRE O SÁBADO

Sábado, o verdadeiro dia de descanso
O sábado é o dia instituído por Deus para o descanso semanal, ele é também um memorial, um selo de Deus pois como um dos preceitos sagrados dos dez mandamentos, ele é o único documento formal que atesta que o mundo foi criado por um ser supremo, o nosso Senhor. Tentar excluir o sábado é o mesmo que tentar excluir a crença de que o mundo foi criado por Deus pois o sábado é a lembrança da criação. Entre Deus e Seu povo, o sábado é um sinal. A verdadeira igreja de Deus sempre guardou o sábado. A mudança da guarda do sétimo dia para o primeiro dia da semana não foi repentina mas se deu de forma lenta e gradual com a infiltração do paganismo na igreja. Não existe nenhuma base, por mais débil ou simples que seja, na bíblia, que autoriza a mudança da guarda do sábado para o domingo.



 O sábado foi instituído na criação, no Éden
Gen. 2:1 a 3.

 Os patriarcas guardaram o sábado
Gen. 26:5

 É um dos preceitos da lei de Deus
Êxodo. 20:8 a 11
Tiago 2:10 e 11
I João 2:3,4
I João 3:4

 É um sinal entre Deus e seu povo
Êxodo: 31:13 e 16
Ezeq. 20:12 e 20

 Promessas de bênçãos para quem guardar o sábado
Isa 58:13,14

 Até na morte, Jesus guardou o sábado
Morrendo na sexta-feira, permanecendo na tumba no dia de sábado e ressuscitando no domingo, deixou-nos o exemplo da fiel observância do sábado.

 Sábado no Novo testamento
Heb. 4:4

 O sábado existirá até na Nova Terra
Isa. 66:23

O sábado e as leis judaicas
Israel era um país e como tal tinha também seus feriados nacionais. O Senhor instituiu alguns desses feriados e no dia em que eles acontecessem esse dia seria um dia de descanso, um sábado. Dentre esses feriados encontramos: A páscoa, as primícias, o pentecostes, a festa dos tabernáculos (festas das tendas ou cabanas) e o dia da expiação. Ver Levítico 23:4 a 44.
No dia dez do sétimo mês era celebrado o dia da expiação (yom kippur) se esse dia caísse numa terça-feira, essa terça-feira seria feriado ou seja, seria um "sábado". Ver Levítico 23:32 Assim, o povo de Israel tinha o sábado semanal (dos dez mandamentos) para o descanso mas tinha também os outros sábados das festas e cerimônias.
Então, quando Jesus morreu, os sábados cerimoniais e as outras ordenanças (sacrifício de animais) morreram com Ele na cruz, perderam o sentido de ser mas o sábado semanal, que faz parte dos dez mandamentos, esse não, o sábado semanal continua intacto pois Jesus não aboliu os dez mandamentos na cruz. Como um grande rabino certa vez disse, "Anulamos pois a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei". Rom 3:31
Ao contrário do que muitos por ai pensam, a cruz não aboliu os dez mandamentos, pelo contrário, a cruz, a morte de Cristo, é uma grande evidência de que a Lei de Deus é imutável, porque se fosse possível mudar a Lei, Jesus não precisaria vir morrer em nosso favor, bastaria Deus mudar a Lei e pronto, ninguém precisaria morrer, nem mesmo Jesus. Mas não, a Santa Lei de Deus é imutável, quem tirar uma vírgula dela, Deus irá tirar a sua parte na árvore da vida.
No entanto, a Lei não tem poder para nos salvar, ela só revela se estamos certos ou errados, somente em Cristo nós somos salvos, por Sua graça, mediante a fé.

Nenhum comentário: